30 de outubro de 2009

Estude, menino!

No nosso quotidiano escolar, é comum ouvirmos o seguinte diálogo entre o professor e seu aluno:

-Já fez a atividade, meu filho?
-Professor, não sei fazer essa atividade.
-Mas rapaz, tente fazê-la. Do modo como você age, nunca aprenderá nada.
-...

Seria bom se esses alunos, após terem dito isso, tentassem mais uma vez solucionar o problema em questão.

Não estou fora dessas estatíticas. Quantas vezes deixei uma prova em branco, uma atividade. É bem verdade que eu não sabia resolver aquela questão; aí está o ponto-chave: o problema não é "não responder a questão" - e, sim, "não resolver a questão e, após isso, não buscar auxílio com alguém que sabe do assunto."

Falo, porque vivi essa experiência.

Desde o meu Jardim I (4 anos) até a 5ª série - atual 6º ano (11 anos) fui um aluno "exemplar". Notas acima de 8, bom comportamento, uma criança comunicativa etc. Até que na 6ª série, deparo-me com um assunto que não me cativou muito: Álgebra. Daí em diante, comecei a perder o interesse pela Matemática, e aqueles assuntos que não iam sendo bem assimilados, continuaram sendo "empurrados com a barriga".

Vem o Ensino Médio. A responsablidade aumenta. Novamente, começam as dificuldades em Matemática, que consequentemente aumentaram minhas deficiências em Química e Física.

É notório que a maioria dos alunos estudam na véspera da prova. Eu sou um deles. Mas, de um tempo pra cá, as coisas têm "mudado".

Parece até uma frase piegas, mas não é. "Você não pode desistir, lute até o fim."

Estou tendo um melhor desempenho em algumas disciplinas deficitárias; uma a uma elas estão deixando de ser "vilãs" e tornando-se "mocinhas" - não mais são coadjuvantes e, sim, protagonistas na minha vida escolar.

Todos os fatores anteriormente elencados leva-nos a crer que o aluno precisa ser mais responsável e interessado em suas atividades. Separe um horário para seus estudos. Há tempo para tudo: tempo de "entrar" na Internet, jogar bola, "resenhar" com os amigos etc. Faça isso por você, pelo seu futuro.

Quer ser bem sucedido, tenha disciplina.
Tem dúvidas? Pergunte ao seu professor.
Está com vergonha de fazer perguntas? É menos constrangedor ficar envergonhado agora, do que quando for reprovado por causa da sua negligência com os estudos.

Por fim, deixo essa frase que muito chamou minha atenção:

"Quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa, quanto mais se dedicam a ela, mais podem influenciar no seu acontecimento."
Dov Eden

Dela, extraio o seguinte fragmento: "[...]quanto mais se dedicam a ela..."

Quanto mais você se dedicar a matéria que você está com dificuldade, mais ela se tornará assimilável.

Pense nisso! :]

Mais uma ideia que "avoou" :)

28 de outubro de 2009

Amizade: um misto que faz bem

A palavra AMIZADE pode assumir significados diversos. Para alguns, AMIZADE é apenas uma relação de cumplicidade entre duas pessoas que possuem afinidades e, em um dado momento, passaram a ter um laço de intimidade mais estreito. Para outros, é apenas um sentimento que propicia aos homens momentos de alegria passageiros, não importando se esta vivência terá continuidade em momentos adversos, quando as intempéries da vida vêm, não levando em consideração o grau de instrução, a classe social ou a religião das pessoas.

Vi uma frase de Saint-Exupéry que me chamou muito a atenção:

"Não se compra a amizade de um companheiro a quem as privações vividas em comum nos ligaram para sempre"

A amizade é forjada no dia-a-dia, nas horas difíceis e nas horas alegres. Ela é um misto de sentimentos que afloram, às vezes, do dia pra noite.

Creio que isto também já aconteceu você: conhecer alguém e, na mesma hora, pensar consigo mesmo: "Seremos bons amigos!"

O que dizer sobre isso?!

A vida é assim, cheia de surpresas. Agradeço ao Senhor Deus por ter me presenteado com amigos que, acredito, no dia em que precisar deles, estarão prontos a me ajudar, bem como eu ajudá-los também, claro! A recíproca é verdadeira!

A Bíblia também nos fala sobre a AMIZADE:

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."
Provérbios 17.17

Diante de tudo isso, podemos afirmar que uma pessoa que tem amigos é feliz, pois quando precisar, contará com eles, para o que der e vier.

Mais uma ideia que "avoou" :)