18 de agosto de 2009

Bem-estar e saúde versus "culto" ao corpo


A preocupação com o corpo é um comportamento bem peculiar ao homem hodierno. A busca pela eliminação daquelas "gordurinhas" localizadas, a mitigação das marcas de expressão, e a colocação de próteses de silicone, intensificaram-se em nossos dias. Para se ter noção disso, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo, ficando abaixo apenas dos Estados Unidos. Esse dado confirma que parte da população brasileira tem procurado meios de retardar o envelhecimento e de cuidar de sua estética, e, como conseqüência disso, muitos passam a "cultuar" seus corpos.

O cerne da questão não são as medidas tomadas para deixar o corpo bonito, e, sim, no modo como isso se dá. É importante saber que cuidados demasiados com a estética podem desencadear graves problemas de saúde. Tornou-se comum nos meios de comunicação, a veiculação de notícias de jovens e adolescentes que sofrem de bulimia e anorexia, doenças que podem até levar a morte.

Portanto, cuidar bem do corpo, freqüentar academias, submeter-se a cirurgias plásticas, elevam a auto-estima e são completamente normais; já cuidar de forma extremada do corpo, colocando a saúde em segundo plano, não é bom, e só trará prejuízos, talvez não proporcionando os resultados esperados.

Mais uma ideia que "avoou" :)

Fonte: http://www.cirurgiaplastica.org.br/publico/ultimas10.cfm

Nenhum comentário: