Este assunto é muito recorrente e pertinente. Acompanhamos notícias na TV, rádio e internet quase que diariamente sobre meio ambiente e assuntos afins. Muito se fala sobre preservação ambiental e sustentabilidade. Congresos e mais congresos são realizados só para a discussão do tema. Isso é bom, é ótimo; quanto mais aprofundamento no assunto, mais se tem ciência do que fazer e como fazer para preservar nossas florestas. Entretanto, não se pode ficar apenas no campo das discussões. É necessária a tomada de ações que realmente transformem a realidade na qual estamos inseridos, pois a cada dia que passa, mais florestas estão sendo desmatadas, tendo em vista diversos fins, como a expansão agropecuária, a fabricação de móveis e a construção civil.
Correlatos a isso, pode-se destacar também a atividade de grileiros de terra e até de pistoleiros que, para 'abafar' as denúncias de irregularidades na posse de terras, matam pessoas inocentes como a missionária norte-americana Dorothy Stang, assasinada em fevereiro de 2005, na cidade de Anapu, Estado do Pará.
Portanto, este é mais um dia (e não "O DIA") para refletirmos sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente e também cobrar das autoridades públicas ações mais firmes quanto a preservação das florestas, como a fiscalização das leis ambientais e seu cumprimento na íntegra.
"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido." Leonardo da Vinci
Mais uma ideia que "avoou" :)